Encontro comemora dia mundial do Fusca

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Carsale - Para comemorar o dia mundial do Fusca, os fãs do carrinho vão se reunir no Sambódromo, em São Paulo na noite de hoje (21), entre 19h e 23h. Várias raridades deverão estar expostas no evento que contará com um desfile em ordem cronológica do qual vão participar carros a partir da década de 50. Exatamente no dia 22 de junho de 1934 o primeiro modelo da Volkswagen, que ficou conhecido como “carro do povo”, teve seu projeto aprovado. No Brasil, o besouro começou a ser fabricado em 1959 e teve sua produção encerrada em 1986. Com o incentivo aos carros populares, voltou a ser montado em 1993 e saiu de linha definitivamente no Brasil em 1996, contabilizando 3,2 milhões de unidades fabricadas em São Bernardo do Campo (SP). No mundo, o último Fusca saiu da linha de montagem no México, em 30 de julho de 2003.

A primeira versão do Beetle tinha praticamente o mesmo formato de besouro da "Última Edición" mexicana. O motor era de 985 cm³ e gerava apenas 22,8 cavalos. Logo em seguida veio o propulsor de 1.1 litro de cilindrada e 25 cv. Foi depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945, que o simpático carrinho entrou em processo de evolução mais acelerado. Algumas peças do motor passaram a ser feitas de liga de magnésio a capacidade cúbica do motor chegava a 1.192 cm³ e os cilindros foram retrabalhados. Com isso, a potência atingiu 34 cv o que era suficiente para a aceleração de 0 a 100 km/h ser feita em 35 segundos.

O rápido desenvolvimento do período pós-guerra fez aumentar a demanda por motores mais potentes e detalhes mais sofisticados. Em 1965, o Beetle já podia ser equipado com motor 1.5 (no mercado europeu), capaz de levá-lo a 125 km/h graças aos 44 cavalos extraídos com ajuda do carburador Solex 30 PICT com afogador automático. Nesse modelo, a traseira era mais larga e havia novas fechaduras nas portas. O próximo ponto importante foi a chegada da versão conversível em 1970. Vinha equipada com motor de 50 cv. Em 1976, o carrinho ficava mais confortável com encostos de altura regulável nos bancos cintos de três pontos e aquecimento para os passageiros de trás.

Na década de 80, o Beetle tornou-se mais sofisticado com ênfase à melhoria do acabamento interno que recebeu detalhes como volante espumado bancos mais largos e viseira do passageiro articulada. Em 1988, o motor 1.6 passava a ser equipado com sistema de ignição eletrônica. Mas o maior avanço para reduzir o nível de emissão de gases poluentes foi em 1990, quando começou a ser empregado o catalisador. A injeção eletrônica de combustível do Beetle veio em 1993, ano em que as válvulas passaram a ser acionadas por tuchos hidráulicos. Foi assim que o pequeno carrinho saiu das linhas de montagem para entrar para a história. Confira abaixo uma galeria de fotos do Fusca.
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