Ministério Público avalia atuação dos Conselhos Tutelares de Brasília, Samambaia e Ceilândia

APOLICAEMFOCO
O MPDFT quer saber se os conselhos atendem às denúncias feitas pelo disque 100

Em Samambaia, os conselheiros conseguiram atuar em apenas metade dos casos repassados pelo disque 100 Agência Brasil
A pesquisa do Núcleo de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente, do MPDFT (Ministério Público do DF e Territórios), avaliou o trabalho dos Conselhos Tutelares de Brasília, Samambaia e Ceilândia. O levantamento de julho do ano passado apontou que os três conselhos juntos receberam 109 denúncias pelo disque 100. 
Em março deste ano, o MPDFT concluiu que nas unidades de Brasília e Ceilândia Sul todas as denúncias foram recebidas e investigadas. Em Samambaia, os conselheiros conseguiram atuar em apenas metade dos casos. Em Ceilândia Norte, só 17% dos problemas contaram com apoio dos conselheiros. 
A Associação dos Conselheiros do Distrito Federal contestou os números e disse que o número de denúncias informadas para o disque 100 é bem maior do que o apresentado pelo estudo.
A presidente da associação Selma Aparecida da Costa trabalhou como conselheira em Ceilândia Norte por seis anos. Ela disse que o péssimo desempenho da região é resultado da falta de estrutura no local.
Leia mais notícias no R7 DF       
Eleições para cargo de conselheiro tutelar batem recorde de inscrições
Depois que a denúncia no disque 10 é registrada, ela é repassada aos conselhos tutelares por e-mail ou fax. Em seguida, um dos conselheiros recebe essa denúncia. Se o problema for grave, cabe a polícia dar início as investigações. O que muitas vezes impende o trabalho dos conselheiros que dependem de outros órgãos.
Cinco conselheiros atuam em Ceilândia Sul. Cada um acompanha, em média, 160 casos.  Número considerado alto para um único servidor.
O relatório do Ministério Público foi encaminhado à Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude a fim de cobrar melhor desempenho dos conselhos tutelares. O MPDFT anunciou ainda que, no próximo semestre, uma campanha deve ser criada com a meta de aumentar o acesso dos conselheiros ao sistema informatizado do disque 100. 
Fonte: R7.com
Tags