Pela primeira vez na história, Câmara Legislativa do DF é comandada por duas mulheres

APOLICAEMFOCO
Celina Leão é eleita presidente da Casa e terá Liliane Roriz como vice
Do R7, com informações da CLDF
Celina Leão (PDT) foi eleita com 16 votos e Liliane Roriz com 15Divulgação/CLDF
Sem consenso entre os deputados distritais para a composição de uma chapa para a Mesa Diretora nos próximos dois anos com representação de todos os blocos partidários, a deputada distrital Celina Leão (PDT) foi eleita presidente da Câmara Legislativa, no início da noite desta quinta-feira (1º) com 16 votos favoráveis e a ausência de oito deputados oposicionistas. A escolha dos nomes para os cargos da corregedoria, ouvidora e procuradoria da mulher ficou para fevereiro, quando os distritais retornam do recesso.
A deputada Liliane Roriz (PRTB) foi eleita para a vice-presidência da Casa com 15 votos favoráveis. Houve nove ausências. Esta é a primeira vez na história da Câmara Legislativa que duas mulheres assumem o comando do parlamento local. Até hoje, apenas uma deputada, Lúcia Carvalho (PT), havia assumido a presidência da Câmara Legislativa, no biênio 1997-1998.
Conforme acordo fechado entre os deputados líderes de blocos, com exceção dos oposicionistas, que não participaram das votações para escolha dos nomes para a Mesa, os distritais elegeram o deputado Raimundo Ribeiro (PSDB) para a primeira-secretaria, Júlio César (PRB) para a segunda-secretaria e Renato Andrade (PR) para a terceira-secretaria. Todos eles receberam o voto unânime dos 15 distritais que participaram de todo o processo de votação. O ex-presidente Wasny de Roure (PT) votou apenas na eleição para escolha da presidência da Casa, confirmando o nome de Celina Leão, e retirou-se logo depois.
Depois de quase quatro horas de reunião a portas fechadas para a busca de uma chapa de consenso, o líder do bloco PT-PP, deputado Chico Vigilante (PT), anunciou à imprensa que os distritais do PT, PP, PMDB e PTB não participariam da votação para a Mesa Diretora.
— O governador Rollemberg decidiu derrotar o PT e o PMDB, sem aceitar que os deputados da oposição participem da Mesa Diretora, protestou.
Sem a participação dos deputados oposicionistas, a votação para a composição da Mesa Diretora, aberta e em processo nominal, foi rápida e sem manifestações de defesa de candidaturas. Ao entregar a presidência à deputada Celina Leão, Wasny de Roure desejou sucesso a ela, parabenizou-a pela vitória e deixou o plenário, sem fazer pronunciamento sobre o fim da sua gestão frente à Mesa Diretora.
A nova presidente agradeceu, nominalmente, a cada um dos deputados presentes e apontou dois nomes importantes em sua trajetória no seu partido: os senadores Reguffe e Cristovam Buarque. Em seu segundo mandato na Câmara Legislativa, a deputada disse ter aprendido muito com a vida pública.
— Fiquei quatro anos na oposição, atuando combativamente por Brasília.
Pouco antes de seu pronunciamento em plenário, ela lamentou à imprensa a saída dos nove deputados da oposição da sessão.
— A eleição foi negociada durante um mês. Foi um gesto desnecessário e pouco democrático
Tags