INTERNACIONAL

APOLICAEMFOCO
30/12/2014 às 06h24 (Atualizado em 30/12/2014 às 11h10)

Marinha da Indonésia resgata ao menos 40 corpos próximos aos destroços do voo da AirAsia

Autoridades também confirmaram que viram o logotipo da AirAsia nos destroços
Do R7, com agências internacionais
A Marinha da Indonésia resgatou, nesta terça-feira (30), pelo menos 40 corpos na região do mar de Java onde foram localizados os destroços do voo QZ8501, da AirAsia, segundo a agência France-Presse. Ainda durante a manhã, aAirAsia confirmou que os destroços e corpos encontrados no mar pertencem ao avião.
Além disso, os oficiais também viram malas, coletes salva-vidas e outros objetos que supostamente pertencem à aeronave da companhia asiática. O Ministério das Comunicações da Indonésia afirmou que o logotipo da AirAsia foi identificado em alguns dos objetos localizados no mar, conforme o jornal local "Detik".
As partes do avião estão no estreito de Karimata, que separa as ilhas de Bornéu e Belitung, próximo de uma base aérea que serviu como ponto de decolagem para os aviões que participam da operação internacional de busca e resgate. A confirmação ocorreu horas depois de as autoridades divulgarem que um pescador tinha encontrado vários objetos no Mar de Java.
Helicópteros e navios foram enviados ao local para recuperá-los e determinar sua procedência. Onze mergulhadores estão no local para dar sequência à operação, segundo a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia. Os destroços se encontram entre 25 e 30 metros de profundidade.
Familiares de vítimas choram ao receber as primeiras notíciasMade Nagi/30.12.2014/EFE
O voo QZ-8501 da AirAsia saiu de Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde pousaria duas horas depois, segundo a previsão da companhia. No caminho, o piloto chamou a torre de controle e pediu permissão para mudar a altitude de 32 mil para 38 mil pés para evitar uma tempestade.
A alteração de rota foi aprovada imediatamente. Porém, dois minutos depois, quando os controladores tentaram comunicar a autorização para que o avião subisse aos 34 mil pés, não houve resposta. A aeronave sumiu dos radares e não foi emitido nenhum sinal de socorro.
Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês que era o copiloto, um malaio e um cingapuriano. A Indonésia coordena as operações de busca e resgate, com a ajuda da Austrália, Cingapura, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Malásia, Nova Zelândia e Tailândia.
Tags