Enfermeira vacinada no hospital de Ceilândia: “Dia mais feliz do ano”

A política em foco

 

"Só quem é profissional da saúde sabe o que esse momento significa", disse Ludmilla Castro

ATUALIZADO 19/01/2021 14:04

JP RODRIGUES/ ESPECIAL PARA METRÓPOLES

A enfermeira Ludmilla Castro (foto em destaque) trabalha no pronto-socorro da pediatria do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e intrega a equipe de combate ao coronavírus. Ela foi uma das primeiras servidoras a serem vacinadas contra a Covid-19 no DF e descreveu o momento com muita emoção.

“Só quem é profissional da saúde sabe o que esse momento significa. A gente vê de perto esse vírus que levou tantas vidas. É o dia mais feliz do ano. Que venha a segunda dose e que venha para todos”, disse, logo após ser imunizada neste terça-feira (19/1).

primeira moradora do Distrito Federal a receber a vacina contra a Covid-19 foi Lídia Rodrigues Dantas, 31 anos, enfermeira do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Em solenidade ocorrida na unidade de saúde, que contou com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB) e do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, a profissional disse que a vacinação traz “esperança”.

1

Lídia esteve à frente no combate à Covid-19 desde o início da pandemia. Além dela, foram vacinados na cerimônia a técnica de enfermagem Carina de Jesus Silva, a fisioterapeuta Ana Paula Barbosa Pereira, a médica Juliana Bento da Cunha, a auxiliar de limpeza Narcisa Trajano de Araújo e o vigilante Pedro Teodoro. Todos eles trabalham no Hran.

Na oportunidade, a enfermeira agradeceu à equipe do Hran e disse que a vacinação, nesta terça, traz “esperança”. “Ainda estou sem acreditar, mas estou emocionada e feliz por ser a primeira vacinada e grata à oportunidade”, disse a primeira servidora vacinada no DF.

Além do Hran, a Secretaria de Saúde informa que a vacinação começou nesta terça nas seguintes unidades: Hospital Regional de Ceilândia; Hospital Regional de Sobradinho; Hospital Regional de Planaltina; Hospital Regional de Brazlândia; Hospital da Região Leste; Hospital Regional de Samambaia; e Hospital Regional do Gama.

São 15 unidades previstas — eram 16, mas a pasta retirou a do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da lista. No Hospital de Base do DF, a vacinação será aplicada nesta quarta-feira (20/1).

“É importante ressaltar que a logística de distribuição nas regiões é de acordo com o número de unidades de cada local, por isso, naquelas em que há mais hospitais podem ocorrer atrasos pontuais. Mas todas as unidades descritas em nosso site receberão as vacinas, exceto da base do Samu que, ao contrário do que foi divulgado anteriormente, não será um ponto de vacinação”, destacou a Saúde.

metropoles.com