Direito Empresarial

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Por que as pequenas empresas não conseguem crescer?


Olá pessoal, tenho visto uma característica muito comum nas pequenas empresas e achei relevante comentar aqui no Total Qualidade. Não é raro vermos histórias de empresas que foram pequenas a vida toda e nunca conseguiram sair do mesmo patamar. O que acontece com elas? Acho que um dos pontos principais está no fato de não formarem líderes. A centralização no "patriarca" da empresa é tão grande que todas as decisões precisam passar sempre por uma única pessoa, sejam decisões de produto, processo, comercial, jurídica ou financeira.

Algumas pessoas não se sentem seguras em delegar atividades e acabam assim engessando o processo. As vezes, o fazem porque não contrataram bons profissionais, e a verdade maior é que se uma empresa pretende crescer ela precisa ter um corpo de colaboradores bem qualificado.

O ambiente deve permitir que os colaboradores se transformem em empreendedores nas empresas. Sempre ouvi de alguns amigos o ditado que "o olho do dono é que engorda o negócio." Acredito sim nesse ditado, acho que o dono deve dar a visão da empresa, deve dar o direcionamento sobre o negócio para que todos na empresa caminhem em função daquele objetivo, mas não acredito que o dono deve estar sempre olhando para a empresa para que ela possa crescer.

Eu acredito que uma vez que o sistema empresarial é construído, os valores e procedimentos são padronizados e estabelecidos e os recursos humanos são capacitados, não há mais necessidade de o dono ficar olhando a todo momento aquela unidade empresarial, ele pode ir treinar e preparar novas unidades, pois aquela se auto-sustentará.

Toda grande empresa que conheci possui um Planejamento Estratégico de Longo Prazo, muito bem definido e comunicado na organização, as grandes empresas sabem que para crescer precisam fazer com que todos na organização andem na mesma direção e a melhor opção é criar e gerenciar objetivos comuns a todos.

Grandes empresas trabalham com parcerias entre sócios e gestores dos processos, pequenas empresas não.

Líderes de grandes empresas formam outros líderes, líderes de pequenas empresas centralizam todas as atividades em suas mãos.

Grandes empresas possuem sistemas de avaliação e incentivos a recursos humanos bem desenvolvidos, pequenas empresas não conhecem bem o escopo da Gestão de Pessoas.

Grandes empresas dizem, nosso cliente é o nosso maior patrimônio, pequenas empresas dizem nossos clientes são o nosso maior problema.

Grandes empresas incentivam a inovação e a melhoria de produtos e processos, pequenas empresas consideram isso uma perda de tempo.

Pessoas que trabalham em grandes empresas em geral estão mais realizadas e motivadas do que pessoas que trabalham em pequenas empresas.

Jamais quero dizer que as grandes empresas estão certas e as pequenas estão erradas. Eu já tive a oportunidade de trabalhar nos dois lados. Você pode, na sua empresa, não ter o objetivo de crescer e pode querer continuar sempre atento a tudo que ocorre participando de todas as decisões, ou seja, centralizando todo o processo. A empresa é sua e você tem todo o direito de definir qual é o seu plano de crescimento e a sua metodologia de gestão. Meu objetivo com esse comentário é criar mais uma oportunidade de reflexão sobre a forma como você administra atualmente a sua empresa.
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