Eletropostos do Vem DF começam a ser instalados em Brasília
Projeto da ABDI, em parceria com o PTI e SECTI/GDF, terá 35 pontos de recarga de veículos elétricos espalhados pela capital do país. O primeiro deles foi colocado no Palácio do Buriti.
Nesta sexta-feira 02 foi instalado um eletroposto de numero 30 no estacionamento da Administração do Riacho Fundo I.
A esquerda Amilton Prado Diretor de Projetos SUAPE/SECTI, no Centro Ana Lucia Administradora do Riacho Fundo I e a direita Antonio Luiz Assessor técnico SUAPE/SECTI
Os 35 eletropostos do projeto de veículos elétricos compartilhados começaram a ser instalados em Brasília. O primeiro deles foi colocado no Palácio do Buriti, sede do governo local. A iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e em parceria com o Governo do Distrito Federal, destinou 16 carros do modelo Twizy para o uso exclusivo dos servidores distritais.
A empresa Weg, vencedora da licitação, produziu os 35 pontos de recarga. Ela também é a responsável pelo trabalho de instalação. Os eletropostos ficarão em locais como a Rodoviária Central, o Ceasa, a Companhia Energética de Brasília (CEB) do setor Sudoeste e as diferentes administrações regionais e secretarias.
“Os eletropostos são de uso coletivo e gratuito, ou seja, poderão ser utilizados pelos cidadãos que tenham qualquer carro elétrico, de qualquer montadora. A nossa intenção é incentivar o uso desse tipo de veículo pela população em geral”, ressalta Igor Calvet, presidente da ABDI.
O compartilhamento dos carros elétricos é feito pelo software MoVe, desenvolvido pelo PTI, que permite reservar os veículos disponíveis e acompanhar sua localização. O aplicativo rastreia o automóvel, monitora a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. Os carros são desbloqueados com cartões dos servidores cadastrados no sistema.